A importância de uma reserva financeira
Em um país onde as taxas de juros são consideradas as mais altas do mundo, ter uma reserva financeira é sinônimo de evitar problemas futuros. Antes de pensar em qualquer investimento a médio e longo prazo, o mais aconselhável é fazer o mais rápido possível sua reserva de emergência.
Você sabe o que é reserva de emergência?
Como o próprio nome diz, é para imprevistos que podem acontecer no dia a dia, como desemprego, compra de remédios, surgimento de alguma dívida ou até mesmo um membro novo na família.
Com a reserva você tem uma liberdade maior financeira sem comprometer investimentos de longo prazo, como aposentadoria ou compra de imóvel, por exemplo.
É muito importante saber que, a reserva não é para compras por impulso, lazer, pois foge do objetivo final, que é dar uma segurança em meio a imprevistos do cotidiano.
Quanto guardar?
Criar o hábito de economizar é fundamental para começar a construção de reserva. Uma boa média para poupar é cerca de 30% da sua renda mensal. Independente do seu emprego ou cargo atual, é importante ter uma reserva para futuros gastos que possam surgir.
Onde investir?
Sabendo como montar sua reserva, é hora de entender onde essa quantia deve ser investida, não é mesmo? O recomendado é que você prefira opções de baixo risco e com alta liquidez, que permitam facilidade e velocidade de resgate do dinheiro investido.
E agora que você sabe ao menos por onde começar, tem tudo para montar uma reserva sólida e consistente! Sente-se preparado para dar esse passo importante para o seu futuro?
O post de hoje vai trazer 5 dicas para você economizar! São dicas que estão em nosso dia a dia que a...
A organização financeira tem vantagens que vão muito além da satisfação de terminar o mês com sua co...
Quem nunca se questionou sobre como negociar suas dívidas que atire o primeiro boleto! Imprevistos...